Advertisement

ONDA COLOSSAL DE GÁS, ENCONTRADA NA VIA LÁCTEA, INTERAGE COM O SOL !

ONDA COLOSSAL DE GÁS, ENCONTRADA NA VIA LÁCTEA, INTERAGE COM O SOL ! Em 1879, o astrônomo Benjamin Gould identificou o que parecia ser um anel no céu, medindo cerca de 3.000 anos-luz de diâmetro, feito de poeira, gás e jovens estrelas em um viveiros estelares interconectados.

Agora, uma descoberta abalou nossa compreensão dessa estrutura, conhecida por 150 anos como o Cinturão de Gould.

Astrônomos da Universidade de Harvard descobriram uma estrutura gasosa em forma de onda - a maior já vista em nossa galáxia.

O trabalho é resultado da análise de dados da sonda Gaia da Agência Espacial Européia, lançada em 2013 com a missão de medir com precisão a posição, a distância e o movimento das estrelas.

A equipe de pesquisa combinou os dados de Gaia com outras medições para construir um mapa 3D detalhado da matéria interestelar na Via Láctea, e notou um padrão inesperado no braço espiral mais próximo da Terra.

Os pesquisadores descobriram uma estrutura longa e fina, com cerca de 9.000 anos-luz de comprimento e 400 anos-luz de largura, com uma forma de onda, alcançando 500 anos-luz acima e abaixo do plano intermediário do disco de nossa galáxia.

A onda de gás inclui muitos dos viveiros estelares que antes eram considerados parte do "Cinturão de Gould".

O Sol fica a apenas 500 anos-luz da onda em seu ponto mais próximo. É esteve bem diante dos nossos olhos o tempo todo, mas não conseguimos vê-la até agora.
Ainda não se sabe o que causa essa forma, mas pode ser como uma onda em um lago, como se algo extraordinariamente maciço aterrissasse em nossa galáxia" afirmou um dos pesquisadores o que se sabe é que nosso Sol interage com essa estrutura. Passou por um festival de supernovas ao cruzar Orion 13 milhões de anos atrás, e em outros 13 milhões de anos cruzará a estrutura novamente, como se estivéssemos surfando a onda'."

Todas as estrelas do universo, incluindo o nosso Sol, são formadas em nuvens dinâmicas, em colapso, de gás e poeira. determinar a quantidade de massa que as nuvens têm e calcular o tamanho delas - tem sido difícil, porque essas propriedades depende de quão longe a nuvem está ".

os cientistas estudam densas nuvens de gás e poeira entre as estrelas há mais de cem anos, aproximando essas regiões com uma resolução cada vez maior.

A enxurrada de dados de Gaia serve como a plataforma de teste perfeita para novos métodos estatísticos inovadores que revelam a forma dos viveiros estelares locais e sua conexão com a estrutura galáctica da Via Láctea.
#RadcliffeWave #GouldsBelt #stellarnurseries

Fontes:





Crédito imagens:

Canal Radcliffe Institute for Advanced Study

#RadcliffeWave #GouldsBelt #stellarnurseries,

Post a Comment

0 Comments